O Prêmio Literário do Ensino Fundamental visa a confecção, publicação e distribuição de um livro a partir de textos produzidos por alunos de 8º ano do ensino fundamental de escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. Serão selecionados 30 (trinta) textos para compor um livro que será distribuído gratuitamente em toda Rede Municipal de Ensino Fundamental do Rio.
O projeto tem como proposta aplicar a metodologia do Design Thinking, baseada no livro “Acredite!”, de André Bello e Ana Helena Behring Bello. O autor acredita que “a educação não só é a chave para preparar nossas crianças para o futuro, mas também um caminho para que os mais jovens possam construir um novo mundo mais responsável, mais humano, mais holístico e, sobretudo, um mundo mais viável”.
Nosso objetivo é investir na criatividade e colaboração dos alunos entre si, colocando em prática a liberdade, autonomia e pensamento crítico. Desta forma, cada aluno irá interagir com seu professor e turma para que todos possam desenvolver suas habilidades, tendo a arte como forma de expressão, interação e desenvolvimento intelectual do sujeito.
O educador, seja através do professor ou do gestor escolar, traz consigo a nobre missão de adaptação aos novos tempos. É preciso, portanto, mostrar aos nossos jovens que eles têm capacidade para a construção de uma nova responsabilidade coletiva. Nesse sentido, faz-se importante que gestores e professores apoderem-se dessas ferramentas, buscando novas formas de resolução de problemas e organização do pensamento.
Convidamos diretores, coordenadores, pedagogos, professores de Língua Portuguesa, Artes entre outras para que, juntos, possamos experimentar estratégias e metodologias que possibilitem repensar o ambiente escolar, independente do contexto em que estão inseridos. Um espaço que priorize, desperte e estimule a colaboração, a criatividade e o trabalho coletivo.